sexta-feira, novembro 02, 2007
Atingi os píncaros da fama

"Há dias, encontrei num blogue um post a chamar-me "ignorante" por eu me ter dado ao trabalho de, após consulta a um doutor em linguística, informar que a palavra "elixir" se diz "eliksir" e não "elichir". O blogue aconselhava a consulta de um site na net que supostamente teria resposta para a dúvida (claro que o site não tinha credibilidade científica). Para cúmulo, quem me chamou "ignorante" confessa no próprio blogue o seu desconhecimento da matéria. Ah, o fulano que me insultou dá pelo nome de Rui Lucas e, salvo erro, é assessor de imprensa do PSD/Açores. Como é que um partido que tem um assessor destes pode chegar a algum lado?"

Demorou, mas consegui. Ao fim de tantos anos lá tive o privilégio de ser agraciado com uma argolada nessa grande referência da comunicação social açoriana, o Expresso das Nove.

Agradeço, desde já, uma distinção que, reconheço, não merecia. Pouco ou nada fiz para ter tal honra.

Curvo-me, assim, muito respeitosamente perante a sabedoria de um jornal que denunciou que as dezenas de licenciados, mestres e doutores que colaboram com o projecto Ciberdúvidas da Língua Portuguesa não têm credibilidade.

Sinto-me honrado pela justa chamada de atenção do Expresso das Nove, conhecido pela inquestionável qualidade do seu jornalismo de investigação, por não perseguir pessoas e empresas que recusam gastar um cêntimo em publicidade no referido jornal, por não se vender ao poder socialista para pagar as contas e por recusar fazer o jogo do PS na campanha das eleições directas para a liderança do PSD.

Agora a sério e fora de brincadeiras, elixir diz-se "elichir" e não "eliksir".

 
Postado por Rui Lucas em 11/02/2007 |


30 Comments:


  • 02 novembro, 2007 23:14, Anonymous Anónimo

    Confesso que ponderei uma ida ao terapeuta da fala quando alguém quis impor o ELIKSIR como uma verdade absoluta, tal foi a dificuldade que a minha língua sentiu só para tentar pronunciar tal coisa.

    Agora, dá-me vontade de rir e só penso que ELIKSIR é uma prima, talvez em primeiro grau, da espada Excalibur. Será?

     
  • 02 novembro, 2007 23:26, Anonymous Anónimo

    Sr. Lucas
    V. Exª por acaso não quer ficar com o castelo branco ?

     
  • 02 novembro, 2007 23:32, Anonymous Anónimo

    Parabéns Rui Lucas pela distinção.
    Agora "sans blague", parabéns por não te vergares perante o veneno do Argolas e por pores o dedo na ferida. Um jornal que já foi contra poder e que agora se devia chamar Acção Xuxalista, ou a versão secreta do GACS.

     
  • 03 novembro, 2007 00:05, Anonymous Anónimo

    Acordo Ortográfico de 1990. Países signatários:a República Popular de Angola,a República Federativa do Brasil,a República de Cabo Verde, a República da Guiné-Bissau, a República de Moçambique, a República Portuguesa, a República Democrática de São Tomé e Príncipe.

    Base III - DA HOMOFONIA DE CERTOS GRAFEMAS CONSONÂNTICOS

    "Dada a homofonia existente entre certos grafemas consonânticos, torna-se necessário diferençar os seus empregos, que fundamentalmente se regulam pela história das palavras. É certo que a variedade das condições em que se fixam na escrita os grafemas consonânticos homófomos nem sempre permite fácil diferenciação dos casos em que se deve empregar uma letra e daqueles em que, diversamente, se deve empregar outra, ou outras, a representar o mesmo som.

    Nesta conformidade, importa notar, principalmente, os seguintes casos:

    1º) Distinção gráfica entre ch e x: achar, archote, bucha, capacho, capucho, chamar, chave, Chico, chiste, chorar, colchão, colchete, endecha, estrebucha, facho, ficha, flecha, frincha, gancho, inchar, macho, mancha, murchar, nicho, pachorra, pecha, pechincha, penacho, rachar, sachar, tacho; ameixa, anexim, baixei, baixo, bexiga, bruxa, coaxar, coxia, debuxo, deixar, eixo, ELIXIR, enxofre, faixa, feixe, madeixa, mexer, oxalá, praxe, puxar, rouxinol, vexar, xadrez, xarope, xenofobia, xerife, xícara."

    (Acordo Ortográfico, 1990)

    No acordo ortográfico de 1945 vem a mesma explicação de Ch e X.

    Espero que o ilustre linguista contactado pelo argolas não se escuse a explicar aos leitores do mui dignissimo jornal Expresso das Nove qual a regra para a pronúncia de elixir como eliksir.
    E, agora, com a vossa licença vou fazer xixi ou será ksiksi?

    Ortoépia: é a definição de normas sobre a pronúncia de palavras de uma língua.

     
  • 03 novembro, 2007 03:38, Anonymous Anónimo

    Os senhores, cronistas, bloguistas, aqueles que opinam publicamente, e que têm por hábito aos sábados de manhã irem buscar o seu expresso e/ou o seu Sol, que fiquem já a contar que hoje, não há nada pra ninguém. O primeiro e único vôo de Lisboa chega ás 20:25, se chegar a horas.

    Antes de se queixarem de não terem a possibilidade de matarem o vício semanal, agradecia que os ditos opinadores públicos me esclarecessem: Não é obrigatório duas rotações diárias, na rota Lisboa-Ponta Delgada-Lisboa?

    Se realmente se provar o que estou aqui a avisar, agradecia que façam uso dos vossos poderes para mais uma vez fazerem ver á SATA que com os Açorianos não se brinca. Começo a achar que mais valia uma greve de passageiros.

     
  • 03 novembro, 2007 10:29, Anonymous Anónimo

    Impõe-se que o Argolas venha explicar. Venha identificar o dótour que consultou (se calhar foi o mestre bambo), e peça desculpa ao Rui Lucas.
    Já agora peça desculpa aos leitores todos por induzir em erro todos os que (ainda) o lêem e por passar a vida a citar sumidades anónimas que nunca identifica tal como o faz no jornal diário.

     
  • 03 novembro, 2007 12:10, Anonymous Anónimo

    Parabéns! ;-)

    Tens que celebrar essa distinção com uns ksaropes de cevada e lúpulo.
    O máksimo que te pode acontecer é mekser um bocado com a beksiga.
    Um bom ksiksi resolve.
    Tem cuidado com a quantidade. Não eksageres senão ainda visitas o ksadrez.


    [Ah!] Grande douto linguístico.

    @braço.

    (anónimo tal como esse "jornal" já me acusou)

     
  • 03 novembro, 2007 13:31, Anonymous Anónimo

    Senhor Lucas
    Excelência

    Agradeço que explique ao sr. costa neves que só consegue mijar para longe se apertar bem a ponta da gaita.
    Obrigado.

     
  • 03 novembro, 2007 17:49, Anonymous Anónimo

    De Inverno a Sata é apenas obrigada a fazer 7 ligações semanais com S.Miguel, apesar de ser normal realizar mais ligações

     
  • 03 novembro, 2007 19:47, Blogger Pedro Rocha

    Este post foi só para falar mal do expresso das nove não foi? Dizer que é um orgão de comunicação social vendido ( não interessa a quem). Desculpe, mas quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras, gostava muito de o ver dizer que na sua anterior profissão sempre andou alheado do psd-a...

     
  • 03 novembro, 2007 21:53, Anonymous Anónimo

    Não. Este post foi para dizer que elixir se pronuncia ilixir. O resto veio claramente por acréscimo. Não sabe que "amor com amor se paga"?
    Gostava de poder ler nas paginas do Expresso das Nove da próksima semana um teksto eksplicativo do tal doutorado em linguística portuguesa, eksplicando a regra que o levou a dizer ao Argolas que a correcta pronuncia era eliksir. É que cá para mim que não sou de enredos o Argolas meteu uma argolada em si próprio. Tá tudo liksado Argolas.

     
  • 04 novembro, 2007 22:18, Anonymous Anónimo

    O LUcas a dizer que o Expresso das Nove é vendido quando é ele o vendido ao PSD do Costa Neves. E como jornalista nunca valeu um centimo. É preciso não ter vergonha na fuça.

     
  • 04 novembro, 2007 22:22, Anonymous Anónimo

    um jornalista que trabalha para um partido politico não tem moral para falar

     
  • 04 novembro, 2007 22:26, Anonymous Anónimo

    é por causa de tolices destas que o argolas fica famoso. Quem lhé dá a fama são os patetas que que aqui vem falar dele

     
  • 04 novembro, 2007 22:31, Anonymous Anónimo

    este é o bloge dos jornalistas vendidos á política. O único que não é já morreu

     
  • 04 novembro, 2007 22:39, Anonymous Anónimo

    Já repararam que não há aqui um comentario que não seja anonimo? Têm assim tanto medo dessse argolas?

     
  • 05 novembro, 2007 15:30, Blogger Argolas

    Cá o Argolas passou a ter um blogue: http://argoladas-argolas.blogspot.com

    Será actualizado todos os dias

    A resposta à polémica sobre a forma de pronunciar a palavra "elixir" será publicada na próxima sexta-feira em www.expressodasnove.pt

     
  • 05 novembro, 2007 16:16, Anonymous Anónimo

    E entretanto como é que fica o Sérgio? (www.youtube.com/watch?v=cDlWj_1DywU)...Na dúvida iminente de décadas de erros fonéticos?...;)

    www.portodaspipas.blogs.sapo.pt

     
  • 05 novembro, 2007 16:42, Anonymous Anónimo

    Aguenta-te Lucas!!

     
  • 05 novembro, 2007 16:46, Anonymous Anónimo

    Já dizia o outro que o Lucas ia ficar com os cabelos brancos......

     
  • 05 novembro, 2007 22:18, Blogger Marizé

    heheheh
    é com cada uma...
    nao consigo deixar de concordar com as tuas palavras Rui...
    bjs

     
  • 08 novembro, 2007 09:33, Anonymous Anónimo

    Este é de certeza o blogue mais feio de toda a blogosfera açoriana! Argolinhas

     
  • 09 novembro, 2007 13:18, Anonymous Anónimo

    O Lucas está desculpado pela sua ignorância em matéria de fonética. E também está desculpado pela sua colaboração na derrota do Costa Neves nas directas de hoje.

     
  • 09 novembro, 2007 20:47, Anonymous Anónimo

    Esse Argolas é um serventuário do César (dá graxa a troco de publicidade paga).O Nuno Barata conhece bem a rês e fechou-lhe o acesso.No entanto o Nuno vai regressar e vai pôr um "segurança" à porta da caixa dos comentários para evitar que entre a fina flor do entulho que abriu um blogue para combater os demais.

     
  • 10 novembro, 2007 00:28, Anonymous Anónimo

    Ó banana, não há publicidade que não seja paga em nenhum jornal do mundo! Querias que o Argolas andasse por aí a oferecer publicidade? Vai aprender a contar, analfabeto!!

     
  • 10 novembro, 2007 00:54, Anonymous Anónimo

    Eliksir???

     
  • 10 novembro, 2007 20:37, Anonymous Anónimo

    Quem é que lê essa publicidade?O Secretário?OS Chineses?Vai mas é enfiar o barrete a outro...
    Publicidade paga com o $ dos contribuintes.Porca miséria.

     
  • 13 novembro, 2007 14:39, Anonymous Anónimo

    Fala o roto do mal vestido...

    Atenção que aqui o vocábulo "roto" remete para o campo semântico de esfarrapado, rasgado, etc. e não para outro qualquer em que vocês, mentes peversas, possam estar a pensar...

     
  • 13 novembro, 2007 14:39, Anonymous Anónimo

    Fala o roto do mal vestido...

    Atenção que aqui o vocábulo "roto" remete para o campo semântico de esfarrapado, rasgado, etc. e não para outro qualquer em que vocês, mentes peversas, possam estar a pensar...

     
  • 13 novembro, 2007 14:39, Anonymous Anónimo

    Fala o roto do mal vestido...

    Atenção que aqui o vocábulo "roto" remete para o campo semântico de esfarrapado, rasgado, etc. e não para outro qualquer em que vocês, mentes peversas, possam estar a pensar...