sexta-feira, junho 08, 2007
ups
Carta Aberta ao Presidente do Governo Regional,

Deixo dois desafios ao Presidente do Governo: Desaprove e demarque-se do infame ataque pessoal feito pelo Dr. Vasco Cordeiro; garanta que o seu Governo deixa de recorrer a pressões, públicas ou privadas.
A pretexto de uma decisão que tomei, na qualidade de Ministro da Agricultura, Pescas e Florestas, reconhecendo a utilidade pública de um investimento turístico, o Dr. Vasco Cordeiro, membro do Governo Regional dos Açores, atacou-me, pública e pessoalmente, de forma soez e infame
Também publicamente, digo aos açorianos que não só, na altura, decidi, técnica e politicamente em consciência, como continuo a considerar adequada a decisão que tomei, pelo que a tomaria de novo. Acresce que, da parte das entidades competentes, não pende, nunca pendeu, nenhuma acusação contra a minha pessoa, pela decisão que tomei.".
Carlos Costa Neves, presidente do PSD/Açores, Novembro de 2006


Ex-ministro da Agricultura, Carlos Costa Neves, é um dos últimos arguidos. Judiciária propôs ainda investigação ao projecto do Casino de Lisboa.

A Polícia Judiciária entregou esta semana ao Ministério Público o relatório final das investigações do chamado processo "Portucale" que envolve suspeitas de tráfico de influências para a aprovação de um empreendimento turístico do Grupo Espírito Santo (GES) na Herdade da Vargem Fresca, em Benavente. Carlos Costa Neves, ex-ministro da Agricultura e dois funcionários do CDS/PP são os últimos arguidos do caso, que envolve ainda Abel Pinheiro, antigo dirigente dos "populares" e o ex-director-geral das florestas, Sousa Macedo, e vários administrados do GES.
Quanto a Carlos Costa Neves, a sua constituição como arguido poderá estar relacionada com o facto de ter assinado o despacho que permitia o abate de sobreiros na Herdade da Vargem Fresca, posteriormente revogado pelo actual ministro da Agricultura, Jaime Silva. Já os dois funcionários do CDS/PP, cujas identidades não foi possível apurar, terão sido confrontados com os depósitos fraccionados de um milhão de euros feitos na conta do partido, em Dezembro de 2004, dois meses antes das eleições legislativas de Fevereiro de 2005.
O DCIAP tem até ao final deste mês para tomar uma decisão quanto ao desfecho do processo. Em Março deste ano, após um pedido de aceleração processual feito por José António Barreiros, advogado de Abel Pinheiro, o Procurador-Geral da República deu um prazo de 90 dias para a conclusão das investigações. Com os três novos arguidos, o processo já tem um total de 12: Luís Horta e Costa, José Manuel de Sousa e Carlos Calvário, Eduardo Mendia, Vítor Campos e um terceiro membro que o Expresso não conseguiu identificar, todos administradores do GES, António Gonçalves, ex-responsável pelo Núcleo Florestal do Ribatejo que chegou a integrar uma lista do CDS/PP à Câmara de Abrantes nas eleições autárquicas de 2001. Uma das últimas diligências do processo passou pela audição, enquanto testemunha, de José Maria Ricciardi, administrador do Banco Espírito Santo de Investimento (BESI).
Recorde-se que em Agosto de 2006, o DCIAP decidiu arquivar as suspeitas sobre o ex-ministro do Ambiente Luís Nobre Guedes. No "despacho intercalar", os magistrados manifestaram uma "convicção segura" de que Nobre Guedes não cometeu qualquer crime, apesar de também ter assinado o despacho que permitia o abate de sobreiros.

Jornal Expresso, Junho de 2007

 
Postado por nuno mendes em 6/08/2007 |


6 Comments:


  • 08 junho, 2007 22:25, Anonymous Anónimo

    Há um pasquim da nossa praça, mais conhecido por Pasquim das 3x3, que defende que, nos tempos do PSD , ser evoluído era só deitar para baixo.Agora, estar na crista da onda é só informar( com muito elogio à mistura!) mas, entretanto, pronuncia-se sobre episódios da vida particular de cada um, nomeadamente, sobre alguem que anda a pedir esmola.Mais parece aquelas velhas da grota que se põem na soleira da porta a comentar os podres da vizinha- isso é que é jornalismo!- haja saúde!!!!

     
  • 08 junho, 2007 23:28, Blogger nuno mendes

    este comentário é um tag para os meus posts, uma interpelação a pedir um comentário ou apenas uma opinião?
    se for um tag não está mal pensado não senhor(a), se for a pedir uma opinião sempre posso perguntar o que é que quer que eu diga? está muito bem visto sim senhor(a).

     
  • 09 junho, 2007 00:21, Anonymous Anónimo

    O Senhor Doutor Costa Neves tudo o que faz é um exemplo para a pátria, para os Açores e toda a boiada.

     
  • 09 junho, 2007 21:52, Anonymous Anónimo

    Ahahah....sempre gostava de saber onde estão à venda óculos como os seus...desses que conseguem ver tudo perfeito no que faz o Dr. Costa Neves... hoje não era o melhor dia para dizer isso depois das notícias de ontem...enfim "é levá".

     
  • 11 junho, 2007 13:42, Anonymous Anónimo

    Se o Dr. Costa Neves for para Presidente do Governo quem se vai consolar são as empresas madeireiras...já agora tenho curiosidade em saber se a administração do Banco Espirito Santo vai apoiar a campanha do PSD para as regionais...

     
  • 11 junho, 2007 23:19, Anonymous Anónimo

    A voz a nós militantes.
    Berta a líder do PSD JÀ!
    VAMOS DAR UMA LIÇÃO AO CÉSAR ! JÁ !
    Viva o Ps-açores !