domingo, outubro 01, 2006
Posto de Leitura...
Confesso: Este é o meu primeiro “diálogo”, completo, com Salman Rushdie. Houve, há mais de uma década, uma tentativa de me “encontrar” com o autor, mas sem sucesso. Em 1989, o mundo islâmico sentenciava – com “pena de morte” - um escritor devido a um livro intitulado “Versículos Satânicos”. Com 15/16 anos de idade, achava um absurdo o que Ayatollah Khomeini queria fazer ao “desgraçado do homem”. Interessava pela actualidade internacional e, sobretudo, vivia intensamente os ventos de Leste, nomeadamente as incursões do saudoso Gorbachov. Como a maioria dos adolescentes, adorava colocar em causa o “sistema” por tudo e por nada. Tinha uma postura contra qualquer tipo de fanatismo político ou social. Era uma espécie de niilismo. Tudo isto resultou numa enorme curiosidade em ler o livro. Consegui a, famosa, obra. Lembro-me do olhar “assustador” de alguns colegas, quando me viram (a ouvir Heavy Metal, vestido de preto com uma t-shirt dos Metallica, com caveiras e tudo) a ler um livro chamado “Versículos Satânicos”. Imagino o que pensaram. Ouvir Heavy Metal, no Pico, em 1989, era raro e muito pouco aplaudido. Vivíamos sob a batuta da sinfonia moralista de Mota Amaral!
Apesar de algumas tentativas, não consegui ler o livro. Não consegui. Já tinha lido vários escritores, mas aquele livro não entrou. Ficou á porta!!! Desisti. Com 16 anos não tive força intelectual suficiente.
16 anos depois, reencontro-me com Salman Rushdie, mas com outro olhar, com outra maturidade e sem Heavy Metal, longe disso!!!!. Estes dias optei por Bob Dylan e Oscar Peterson. Como escreveu o João Nuno Almeida e Sousa, no :ilhas: “O livro requer alguma tenacidade e paciência mas a leitura é gratificante”. Concordo! O caminho está aberto para outras leituras de Salman!!!

*****

“ Há ponto de partida de uma narrativa que atravessa seis décadas contadas a partir dos primeiros estertores do domínio colonial britânico na Índia. A história, pode-se dizer, tem os ingredientes de um épico: vai da França ocupada pelos nazis ao advento do Paquistão, tendo Caxemira como pano de fundo e, por referência central, o radicalismo das idiossincrasias islâmicas” (Da Literatura)
 
Postado por Rui Goulart em 10/01/2006 |


2 Comments:


  • 01 outubro, 2006 22:48, Anonymous Anónimo

    Caro Rui,

    ...se gostou deste Rushdie não perca tempo e atire-se à obra-prima que é "O Último Suspiro do Mouro" (enquanto "tugas" é impossível não nos envaidecermos com o nosso sangue nas genealogias do livro). Perturbante é também o insólito e breve livro que precede o 11 de Setembro : "A Fúria".
    JNAS

     
  • 02 outubro, 2006 12:24, Blogger jocaferro

    Existirá alguém, em todo o Planeta, que terá conseguido ler os "Versículos" até ao fim?

    Exceptuando o próprio, claro!

    As sugestões de JNAS, principalmente a referente ao "O Último Suspiro do Mouro", são muito boas. Este "suspiro" esteve bem acessível na feira do Modelo, como livro do dia, há pouco tempo atrás.

    Cá por mim, ainda ando a digerir algumas das sugestões de Ezequiel. A seguir vou tentar alcançar as "20 grandes conspirações", por cortesia do :Ilhas...

    @braço