Diz a Lusa:
"Lisboa, 09 Jan (Lusa) - A qualidade do serviço de Internet em Portugal é globalmente boa, mas as velocidades máximas publicitadas pelos operadores raramente são atingidas, segundo um estudo da Anacom - Autoridade Nacional das Comunicações hoje divulgado.
Em média, as velocidades a que se conseguem aceder à informação na Internet é entre 50 a 60 por cento abaixo do máximo publicitado pelos operadores, conclui o estudo.
Isto significa que, se um consumidor compra um produto que lhe oferece uma velocidade máxima de download (velocidade a que a informação é transmitida) de 2 megabits por segundo, em média, o consumidor acede à informação a metade dessa velocidade.
Em conferência de imprensa, a administradora da Anacom, Teresa Maury, considerou "ser importante que os consumidores conheçam esta diferença" apesar de defender que as velocidades efectivamente oferecidas pelos operadores serem "boas mesmo a nível internacional".
A Anacom alerta, no entanto, para o mau desempenho dos operadores no acesso aos sites internacionais, com a média de velocidade de transmissão a descer para um quarto do máximo contratado.
Muitos dos problemas que os consumidores experimentam no acesso aos sites resultam da configuração das páginas e dos conteúdos nelas contidas, considerou o director de fiscalização, António Vassalo, também presente na conferência de imprensa.".
Em média, as velocidades a que se conseguem aceder à informação na Internet é entre 50 a 60 por cento abaixo do máximo publicitado pelos operadores, conclui o estudo.
Isto significa que, se um consumidor compra um produto que lhe oferece uma velocidade máxima de download (velocidade a que a informação é transmitida) de 2 megabits por segundo, em média, o consumidor acede à informação a metade dessa velocidade.
Em conferência de imprensa, a administradora da Anacom, Teresa Maury, considerou "ser importante que os consumidores conheçam esta diferença" apesar de defender que as velocidades efectivamente oferecidas pelos operadores serem "boas mesmo a nível internacional".
A Anacom alerta, no entanto, para o mau desempenho dos operadores no acesso aos sites internacionais, com a média de velocidade de transmissão a descer para um quarto do máximo contratado.
Muitos dos problemas que os consumidores experimentam no acesso aos sites resultam da configuração das páginas e dos conteúdos nelas contidas, considerou o director de fiscalização, António Vassalo, também presente na conferência de imprensa.".
O regulador português considera bom um serviço em que as empresas apenas oferecem metade do que prometem. Portugal é, todo ele, um case study mundial.
Realmente... Nestas coisas, este país mete dó.
É o mesmo que dizer "prometem muito, dão pouco, mas ainda assim, estou satisfeito".
Mas não é preciso sair dos Açores para ver casos do género... Os transportes marítimos de passageiros foram um caso flagrante, por exemplo. Eram uma merda, mas pelos vistos, eram uma merda boa.