quarta-feira, agosto 01, 2007
O novo Jornal Oficial

O Jornal Oficial passou hoje a ser disponibilizado apenas por via electrónica e o seu site foi remodelado. Ao longo do dia tive oportunidade de o testar e a primeira coisa que me veio à cabeça foi: "isto nem parece obra deste governo"!

Em Outubro do ano passado escrevi um post sobre aquilo que, na minha opinião, deveria mudar no Jornal Oficial. E fico satisfeito por ver que houve uma evolução bastante positiva.

As melhorias são significativas. A estrutura do índice cronológico, apesar de se manter, foi claramente agilizada, sendo agora mais fácil navegar pelos conteúdos. O utilizador já pode descarregar o diploma que pretende em PDF, e não apenas no formato do Microsoft Word. Finalmente é possível navegar pelo Jornal Oficial usando o Mozilla Firefox - as "pressões" que exerci nesse sentido valeram bem a pena.

A pesquisa é que está precisar de afinações. A opção "Frase completa" está a funcionar bem, mas quando se pesquisa com um conjunto de palavras o resultado final não é o desejável. O motor de pesquisa devia devolver no resultado apenas os documentos que contenham todas as palavras que o utilizador colocou, em vez dos documentos que contém pelo menos uma das palavras pesquisadas. A diferença é bem grande.

Também gostaria de perceber como funciona a caixa que surge na página de entrada e que permite procurar um diploma a partir do seu número. Não me considero info-excluído e até agora não consegui obter qualquer resultado. Para terminar, o pequeno botão que está nessa caixa e que permite abrir um calendário não é reconhecido pelo Mozilla Firefox.

Apesar das afinações que ainda são necessárias, a equipa que produziu o novo site do Jornal Oficial está de parabéns.

 
Postado por Rui Lucas em 8/01/2007 |


6 Comments:


  • 02 agosto, 2007 11:06, Anonymous Anónimo

    Caro Rui Lucas:

    As "pressões" que exerceu valeram a pena?

    Ou simplesmente eram tão óbvias que qualquer pessoa que fosse fazer uma remodelação áquilo esbarraria simplesmente nelas?

    Um abraço,
    Miguel Sousa

     
  • 02 agosto, 2007 11:10, Blogger Rui Lucas

    Para si ou para mim podem ser óbvias. Mas para quem só utiliza o Internet Explorer não é assim tão óbvio.

     
  • 02 agosto, 2007 11:23, Anonymous Anónimo

    Que felicidade para o Rui Lucas...o seu passatempo favorito já está disponível na Internet...que dia glorioso...

    Aliás, o Rui Lucas é uma pessoa tão entendida na matéria que até faz apreciações sobre a qualidade do trabalho dos outros...sim senhor...que pessoa tão culta...

    Que expert...

     
  • 02 agosto, 2007 14:11, Anonymous Anónimo

    não tens mais nada para fazer ?
    Ai Lucas, Lucas, Lucas.....

     
  • 02 agosto, 2007 16:42, Anonymous Anónimo

    Não consegui abrir...:(

    www.portodaspipas.blogs.sapo.pt

     
  • 08 agosto, 2007 15:27, Anonymous Anónimo

    Este já está a aprender com o costa neves. quando vê a oposição a fazer uma coisa bem feita farta-se de elogiar e tenta dar a entender que teve alguma coisa haver com isto. até parece que os responsáveis do site estiveram a trabalhar com este asno sentado ao lado a dar opiniões.

    toma juizo.