quinta-feira, março 15, 2007
Dúvidas de um leigo

«O secretário açoriano da Agricultura afirmou que o programa de medidas específicas para a área agrícola (POSEI), hoje aprovado por unanimidade na Comissão Europeia, "é uma vitória dos Açores".»

 

Se um dos principais objectivos era o aumento de 96,6 euros para 150 euros do prémio à vaca leiteira, o que não aconteceu, como é que se pode cantar vitória? Como é que se pode falar na atribuição de um prémio suplementar às explorações com uma taxa de encabeçamento igual ou inferior a 2.2, se a maioria das explorações da Região já possui uma taxa de encabeçamento superior à referida?

 
Postado por Rui Lucas em 3/15/2007 |


1 Comments:


  • 15 março, 2007 17:36, Blogger Philomela

    ...fico sempre um pouco aturdida com a dependência pouco saudável dos subsídios... mas neste caso assalta-me uma outra dúvida: acaso serão as estrangeiras vaquinhas (sim, aquelas pretas e brancas...) que se apascentam nos Açores umas tresloucadas subsidiodependentes? Será que ainda não perceberam que subsídio não é caminho? Ou acham que a União Europeia é uma Sra Vaca, detentora de um majestoso úbere? Importa falar não de mais subsídios mas de maior qualidade e diversificação de apostas. Está mais que no momento de os lavradores açoreanos pesarem as suas consciências e pensar que a UE não os irá sustentar para sempre. Há que dar uso à criatividade e procurar outros caminhos mais viáveis para o sustento da região.