terça-feira, novembro 07, 2006
Paz entre Professores e Governo..!!???
O Sindicato dos Professores da Região Açores considera que a Proposta de Estatuto Regional restringe o direito a faltas!!!!???? Apesar de entender alguns dos protestos dos professores, este é um ponto que tenho dificuldades em perceber, para além das faltas por doença. .
Mesmo assim, o sindicato aplaude Álamo Meneses por ter salvaguardado os aspectos essenciais defendidos pelo movimento sindicalista. O Quadro da Autonomia Regional vai minimizar o impacto da Proposta de Diploma do Ministério da Educação, já aprovada em Conselho de Ministros.
Nos Açores, por exemplo, a progressão vai continuar sem constrangimentos administrativos, ou seja, sem quotas.
Será que a restante função pública vai também pedir ao Governo Regional para minimizar as reformas já anunciadas, para o sector, pelo Governo da República?????
 
Postado por Rui Goulart em 11/07/2006 |


5 Comments:


  • 07 novembro, 2006 14:54, Blogger JAJ

    Desconheço essas declarações, mas não me admiram vindas donde vem, nem sei a que tipo de faltas se refere. No entanto uma pergunta achas justo que as "faltas" dadas para acompanhar os alunos por exemplo em programas Comenius ou em viagens de estudo ao Parlamento Europeu aos programas Parlamento Jovem (organizados pela Assembleia Regional) só para citar alguns penalizem o professor para a progressão na carreira??

     
  • 07 novembro, 2006 15:15, Anonymous Rui Goulart

    Amigo JAJ:

    Concordo contigo e é por isso que disse que não estava a entender. Queria uma explicação. O assunto foi lançado para ser discutido! isto é um Blog!!! :)

     
  • 07 novembro, 2006 16:29, Blogger JAJ

    Isto está, pelo menos estava na proposta ministerial. No entanto, não sei se é a este tipo de faltas que os sindicatos ser referem até porque nunca ouvi este aspecto muito discutido por cá. A título de exemplo, "o nosso novo líder da liga", na sua viagem a leste apesar de estar com alunos e ao serviço da escola, seria penalizado na sua progressão.
    O que também se passa é que a ministra, embora aceitando que se falte para assistência à família, por exemplo um pai ou uma mãe que tenha de faltar para ir com um bebé ao médico, embora o possa fazer, será penalizado por isso na altura da progressão. Isto é inaceitável para além de ser uma medida antinatalista, num país com a população envelhecida.
    (Agora sempre que um professor falta independentemente do motivo tem de deixar actividades preparadas para ser substituído por outro colega.)
    Neste assunto como noutros o secretário deve emendar o que vem de Lisboa, aliás muitas das reformas que a ministra pensa fazer, nos açores nós já estamos nelas, como exemplo neste momento cada escola já faz a sua autoavaliação que integra todos mas mesmo todos os aspectos da escola, utilizando um modelo da Universidade Católica.
    Quanto às outras faltas, julgo que deveria ser aplicada a mesma lei que a qualquer outra profissão, e não sou de acordo com qualquer regime de excepção. Concordo que são utilizadas de forma leviana pelos professores.

     
  • 09 novembro, 2006 09:57, Anonymous Anónimo

    JÁ NÃO HÁ PACHORRA PARA AS CRÍTICAS SIMPLISTAS A ESTA QUESTAO DOS PROFESSORES.
    PARA A GENERALIDADE DAS PESSOAS OS PROFESSORES SAO UMA CAMBADA DE MALANDROS COM MONTES DE FERIAS E QUE ANDAM SEMPRE A BALDAR-SE.
    MUITOS DOS QUE FAZEM ESTAS CRITICAS SERAO PROVAVELMENTE MEDIOCRES NO SEU TRABALHO...MAS COMO ELE É POUCO VISIVEL PASSAM INCOLUMES E ENTAO VAI DE ATACAR OS OUTROS.
    COMO EM TODAS AS PROFISSÕES HÁ BONS E MAUS PROFESORES.
    EU SEI DO QUE FALO,POIS VIVO COM UMA HA VINTE ANOS.
    EM VEZ DE SAIR DA ESCOLA AS 15H30 COMO TODOS JULGAM SAI MUITAS VEZES AS 16H00, 17H00, E POR AI FORA .
    E QUANDO CHEGA A CASA ...TRABALHA AINDA MAIS PARA A ESCOLA. AS VEZES ATE AS QUINHENTAS.
    E GASTA DINHEIRO DO SEU BOLSO EM MATERIAIS DE APOIO PARA A ESCOLA.
    DIR-ME AO QUE É UMA EXCEPÇAO. MAS EU SEI QUE EXCEPÇOES DESTAS NAO SAO TAO POUCAS ASSIM.
    DEIXEM-SE DE OLHAR PARA OS PROFESSORES COMO BANDIDOS.
    JA AGORA ALGUM DOS SENHORES QUER SER PROFESSOR?
    O QUE É QUE FALTA PARA INTEGRAR ESSE MAR DE ROSAS?

    UM EX-PROFESSOR

     
  • 09 novembro, 2006 18:43, Blogger jocaferro

    Apoiado.
    Também conheço muitos assim pelo que não se tratam de excepções.