segunda-feira, novembro 20, 2006
Bem vindo avô "ferrugem"!!!!
“Enciclopédia viva da música da América, Tom Waits está de volta ao activo com um ambicioso trabalho. Leva o título de ‘Orphans’ e reúne três discos que são a mais soberba síntese de carreira do músico. Um tríptico B, dividido em ‘Brawlers’, ‘Bawlers’ e ‘Bastards’, cada um deles correspondendo a uma determinada faceta musical do seu autor. São 54 canções, 30 delas originais, numa edição de luxo.

Brawlers’ é o mais cru, eléctrico e excitante dos três registos, com Waits a insistir nos blues e a destilar energia. É, sem dúvida, o seu mais empolgante e visceral registo desde ‘Mule Variations’ de 1999, com composições em que o ritmo (intrincado, por vezes) se sobrepõe à melodia. E depois há pormenores líricos de excelência, de fina ironia e olhar corrosivo, como em ‘Road to Peace’, uma das melhores canções do disco. Assim como ‘LowDown’, ‘Bottom of the World’ e ‘Lord I’ve Been Changed’.O segundo disco, ‘Bawlers’, é Waits em jeito de balada, excelente igualmente, numa viagem que vai da folk céltica à country, vaudeville, jazz... O privilégio vai agora para o piano ao invés da guitarra eléctrica, para os arranjos delicados e envolventes, com a voz Waits a sobrepôr- -se, grave e arrepiante. ‘Long Way Home’, ‘World Keeps Turning’ e ‘Goodnight Irene’ são temas maiores de um disco brilhante.Depois, a fechar, o último B, de ‘Bastards’: uma delirante colecção de experimentalismos, recitais de ‘spoken word’. Tom Waits no seu melhor, portanto.”

PS - A minha “relação”, musical, com Tom Waits é bipolar: tem muitas coisas que adoro (chegam ser brilhantes) e algumas coisas que não consigo ouvir.
 
Postado por Rui Goulart em 11/20/2006 |


1 Comments:


  • 20 novembro, 2006 15:25, Blogger jocaferro

    Outra das minhas paixões musicais!
    Lembro-me de ver e ouvir, há uns bons anos atrás, um filme de Jim Jarmusch - Down by Law - que me impressionou. Tinha 2 motivos para ir ver este filme - Tom Waits e John Lurie. O experimentalismo de ambos é, de facto, a não perder, embora não facilmente digerível...
    A maior decepção que Waits me infligiu foi uma célebre música para Rod Stewart...

    @braço.