sexta-feira, junho 23, 2006
Amigo
Porque hoje faz 10 anos que perdi um AMIGO. Um exemplo em que a amizade ocupava todas as letras e toda a carga sentimental e semântica da palavra amigo.

“Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências…
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.
Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crónica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.
Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.
Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo!
Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.
Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer…
Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!
A gente não faz amigos, reconhece-os.”

Amigos, Vinicius de Moraes (1913-1980)

PS- Duarte, continuamos por aqui, mas, por vezes, pergunto –me: ainda existem amigos? Ou apenas amizades? São duas realidades distintas. O mundo está mais egoísta e é cada vez menos pensado!
 
Postado por Rui Goulart em 6/23/2006 |


7 Comments:


  • 23 junho, 2006 17:20, Anonymous Anónimo

    Eu sou dos que acreditam que a verdeira amizade apenas provém de um amigo.

    Mas não há dúvida que já não há amigos como antigamente....., eles escasseiam cada vez mais neste mundo selvagem e competitivo.

    Amigos são poucos, os outros são apenas conhecidos.

    Um abraço amigo.

     
  • 23 junho, 2006 17:30, Anonymous Anónimo

    Amigo Luis:

    Um Amigo é um outro eu!!! :)

    E tu sabes...:)

     
  • 23 junho, 2006 23:53, Blogger JAJ

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

     
  • 24 junho, 2006 00:18, Blogger JAJ

    Rui
    "Só Deus tem os que mais Ama"

    O Duarte ainda hoje me provoca boa disposição: "Fu Fu Fu, eu só quero é rir"
    Uma amizade como a do "Padre" mesmo que tenha acabado de forma violenta e cedo é "badastante" para a Vida.

     
  • 24 junho, 2006 00:21, Blogger JAJ

    Nunca mais esqueço estava em Vila Nova de Poiares em estágio, quando fui telefonar ao café do senhorio para casa, cumprindo o ritual... Depois, não havia estágio nem mais nada, Coimbra, Lisboa era verdade...

     
  • 24 junho, 2006 00:26, Blogger JAJ

    A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades
    Abraham Lincoln

     
  • 25 junho, 2006 18:08, Anonymous Anónimo

    Acredito sim nos amigos, sou mais ou menos assim como Vinícius, enfim sou também brasileira, mas não só por isso acredito nos amigos. É que eu realmente tenho neles uma grande riqueza na minha vida, e tenho a felicidade de compartilhar a maior parte do que acontece na minha vida com os meus amados amigos. Sou uma cantora brasileira, e tenho um blog criado recentemente. www.acantora.blogspot.com.
    Amei este blog, e estarei sempre por aqui.
    Se puderem visitem o meu também.

    Um beijo no coração de vocês.

    Gwendolyn