quinta-feira, abril 06, 2006
Bairrista, para variar
Declaração de interesses: nasci na cidade de Castelo Branco, na antiga província da Beira Baixa. Estou nos Açores há cinco anos e sete meses (assinalados hoje). A maior parte do tempo vivi em Ponta Delgada, com um agradável intervalo de 11 meses passados em Angra do Heroísmo.

Não sinto, nem compreendo, o bairrismo doentio que afecta muitas pessoas. "A minha ilha é melhor que a tua" ou "a minha freguesia é melhor que a tua" são sentimentos que nunca entenderei - nem quero entender. Sou um utópico que acredita na unidade dos Açores. Sou, por definição, um crítico de todos os bairrismos que põem em causa os Açores. Faço por ignorar tudo o que contribui para fragmentar (ainda mais) esta Região. Só que quando ouço e leio observações do género "é tudo para São Miguel" não consigo esconder a minha estranheza. A realidade desmente estas críticas.
Vem esta conversa a propósito da marcação de uma viagem a Lisboa para ver o "meu" Sporting derrotar, espero eu, o FC Porto. Como não consegui lugar no avião na ida decidi fazer o percurso via Horta. A "brincadeira" vai custar-me mais 80 euros. Se viajasse para Lisboa partindo dos aeroportos da Horta ou Terceira e o fizesse via Ponta Delgada não pagava mais um cêntimo. Afinal, não "é tudo para São Miguel"...

 
Postado por Rui Lucas em 4/06/2006 |


8 Comments:


  • 07 abril, 2006 00:28, Blogger João Pacheco de Melo

    Palavra de honra que quando cheguei aqui "a minha freguesia é melhor que a tua", assustei-me!

    Este "bota comentários" não tem "caretas". É pena. Sobretudo para quem, como eu, não confia no seu sentido de humor!

     
  • 07 abril, 2006 01:16, Blogger Mário

    Come on João, não há freguesia melhor que Santa Clara!
    Bom texto, Rui, curto e grosso.

     
  • 07 abril, 2006 10:11, Blogger JNAS

    ...essa nota curricular de uma estada de quase um ano na Terceira não abona nada em teu favor ! Compensas com a tua militância Sportinguista (o que vem justificar a minha simpatia pela tua pessoa) mas isso de utopias é muito demodée ... acreditas tu que o Sporting vai limpar o sebo ao FCP ??? Eu cá sou mais do estilo Sportinguista céptico...seja como for veremos se é desta !

     
  • 07 abril, 2006 13:17, Blogger Rui Lucas

    Não tenho dúvidas, caro JNAS. Com uma arbitragem minimamente decente o Sporting vence. E será campeão!

     
  • 07 abril, 2006 14:27, Blogger Vitor Marques

    Acho que na viagem de regresso vais ter de pagar excesso de carga, pelo peso da derrota.

     
  • 08 abril, 2006 22:35, Blogger Unknown

    5 anos? És um puto, em matéria de açores :-P
    Ah, e quanto a clube, pois enfim... Pfffffffffff...

     
  • 08 abril, 2006 23:58, Blogger Rui Lucas

    Em comparação com alguns até sou bastante crescido...

     
  • 27 março, 2008 23:52, Anonymous Anónimo

    Mas há uma coisa que temos de ver aqui: o bairrismo é sempre alimentado pela dor de cotovelite aguda pela parte dos terceirenses, porque os coitados não conseguiram engolir o facto de Ponta Delgada ter passado à frente de Angra há mais de 200 anos. Aliás em São Miguel nunca houve bairrismos doentios dentro da própria ilha ao contrário da Terceira. Ao invés acho que na Terceira as pessoas são todas já programadas desde que nascem, de novos a velhos a serem bairristas até mesmo dentro da sua própria ilha. Ora isso demonstra bem a qualidade reles do povinho da Terceira. Se eles até dentro da sua própria ilha são desunidos, imaginem então com os outros.
    São Miguel SEMPRE!!!